Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O Que É Transcrição De Imóvel

há 3 anos


Com início por meio do decreto 4.857 de no ano de 1.939, a transcrição de imóvel passou a ser realizada no Cartório de Registro de Imóveis. Antes, o registro tinha, basicamente, a função de transcrever as transmissões no livro de Transcrição. A partir desse modelo de registro, era possível ter acesso aos dados pessoais do proprietário, enquanto o imóvel era figurado como mero objeto.

Este modo de realizar a transcrição fazia com que as mesmas foram realizadas por meio de uma descrição precária do imóvel. Um exemplo é que, quando ocorria alguma alteração de proprietários no imóvel, um novo número de transcrição era gerado. Desse modo, o anterior era finalizado.

Muitas pessoas acabam por confundir a transcrição de imóvel com a matrícula de imóvel. O que diferente os dois atos notariais é que o número da matrícula permanece o mesmo. Essa permanência ocorre mesmo que haja a transmissão da propriedade (seja por compra ou venda). A alteração no número da matrícula pode ocorrer em casos de desmembramento, dentre outras questões específicas.

Certidão de Transcrição

Assim, se um imóvel foi registrado pelo sistema antigo, ele está transcrito. Com isso é possível expedir uma Certidão de Transcrição. Contudo, se o imóvel foi registrado já com base na Lei dos Registros Publicos ele possui um número de matrícula. Nesse caso, o documento a ser emitido será a Certidão de Matrícula.

É importante saber que o fato de o imóvel estar transcrito ou matriculado não muda a situação jurídica dele, tendo em vista que os dois possuem validade. A diferença é que foram realizados por sistemas de registro diferentes. Contudo, se você deseja ter informações sobre uma propriedade, é importante conversar com o possível vendedor. Ele será o responsável por identificar qual a Certidão correta a ser emitida.

Fonte: https://cartorioemsaopaulo.com.br/duvidas/o-queetranscricao-de-imovel/ acesso em 18/11/2020.

  • Sobre o autorAdvocacia Beatriz De Sá Cavalcante, especialista em Direito Público e Privado.
  • Publicações101
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10420
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-e-transcricao-de-imovel/1126706127

Informações relacionadas

Cesar Augusto Machado, Advogado
Artigoshá 4 anos

Diferença entre transcrição, inscrição e matrícula no registro de imóveis

Franciele Zanrosso, Advogado
Modelosano passado

Requerimento Abertura de Matrícula

Raíssa Gutierrez Faria, Advogado
Artigoshá 6 anos

Matrícula, Registro e Averbação - Qual a correta diferença?

Jorge Evaristo, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Domínio, propriedade e posse

André Pereira, Advogado
Artigoshá 8 anos

Diferença entre registro e averbação

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

meu pai morreu tinha a posse do imovel ,nao registrou,como fa,co/? continuar lendo

Boa noite, minhas condolências, caso queira pode me enviar um e-mail (beatrizdesacavalcante@gmail.com) será um prazer auxiliar no seu problema jurídico. Atenciosamente, Dra. Beatriz. continuar lendo